Respeite a Vida : Dicas de Respeito ao Deficiente

Consciência, caridade e segurança são importantes para uma melhor convivência entre todos. Listamos alguns pontos importantes para que você conhecendo um pouco mais, sabia como pode ajudar e faça sua parte:

De início, fique atento aos sinais sonoros e luminosos para deficientes auditivos e visuais nas travessias. O sinal diferenciado já é um alerta para o motorista de que alguém com dificuldade de locomoção pode atravessar. Por tanto, não adianta buzinar ou acelerar o carro para apressar o deficiente, pois o excesso de barulho pode confundi-lo e comprometer a segurança de todos.

destaque_quadrado-deficientes

Importante também observar alguns detalhes:

1. O motorista deficiente deve procurar estacionar em local seguro para que possa desembarcar tranquilamente. (o Detran fornece adesivos que indicam que o motorista é deficiente e muitos locais têm vagas especiais nos estacionamentos..)

2. O motorista que passa pelo local deve ficar atento ao desembarque do deficiente, respeitando o tempo que ele necessita para se deslocar.

3. Quando um deficiente físico for subir ou descer do transporte coletivo, o motorista deve descer do veículo e auxiliá-lo a entrar pela porta da frente.

4. Se você não souber como ajudá-lo, pergunte qual a melhor forma de fazê-lo.

5. Os deficientes têm preferência para sentar na frente e devem ser tratados com respeito e atenção.

6. Tenha compreensão e paciência para esperar que ele desça ou suba do veículo.

7. Os deficientes físicos que utilizam cadeira de rodas, muletas ou andador devem desembarcar pelo lado da calçada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *